sexta-feira, 28 de setembro de 2012

É BOM VOLTAR !


Faz um ano e seis meses, ou melhor dizendo um ano e meio, que deixei  este blogue no esquecimento. Devo em primeiro lugar um pedido de desculpas para aqueles que perderam o seu tempo procurando nele algo de novo referente a Timor Leste.

As fontes também secam e quando isso acontece, geralmente no pino do verão, deixam bocas secas e sentimentos de frustração naqueles que, sedentos, ao fim de caminhadas esperançosas veêm os seus esforços gorados e a sua sede aumentada.

Eu como essas fontes sequei só que temporariamente, não que a seca total fosse um mal para a humanidade, ninguém estou certo, perderia tempo nem feitio a lamentá-lo, mas para mim próprio, isso seria sinal que os meus setenta anos me tivessem vencido.

Sei que qualquer escrito meu, será forçosamente uma foto sépia de Timor, pois que hoje a realidade, melhor ou pior, é sem dúvida diferente de à quinze anos atrás.

Nunca me dediquei a escrever qualquer assunto referente à história de Timor (do que já fui criticado) nem sequer a experiência do meu percurso de trinta e cinco anos dentro dessa mesma história, onde por vezes fui testemunha ocular de factos importantes. A razão é que nunca seria um contador credível, teria forçosamente de deturpar não própriamente a verdade, mas o sentido dos acontecimentos, dentro da minha própria e influenciável visão.

Fugi por isso para a ficção, mas sempre no intuito de não deturpar as realidades da vida diária desse povo que é na verdade o meu povo.

Tenho na forja um novo escrito. Espero que apesar de poder vir a ser controverso essa ficção, me ajude a compreender, as CERTEZAS E AS DÚVIDAS, do Timor que existia antes e durante a chegada dos primeiros missionários Portugueses a Timor. Que Deus me ajude.

Peço desculpa por usar a ortografia antiga, ou seja anterior ao acordo ortográfico.(5589)

Sem comentários: