domingo, 3 de janeiro de 2016


A VIDA PASSA PARA TODOS, MAS, NÃO DE IGUAL MODO.


 

Em 18 de Dezembro do ano anterior, voltei ao passado. A um passado  há muito ido, o qual, só por um motivo muito forte, voltaria a estar presente.

Esta viagem no tempo foi um ápice. Num segundo, revi uma panóplia de momentos, que tem o nome de recordações, as quais tem a força de reunir aqueles que ficam, em volta daqueles que partem.

Refiro-me ao enterro de um amigo de longa data. Ele, terminou o seu presente nesta dimensão, projectando toda a sua história futura, somente para o passado.

Conheci-o muitos anos atrás, quando ele era um garoto espigadote e bem malandro e eu, apesar de ser um pouco mais jovem do que sou hoje, seria, no entanto, mais velho que ele, uns bons treze anos.

A sua morte, foi inesperada, mesmo para um jovem de sessenta anos.

 

Mas ele, não morreu assim simplesmente, foi morto, foi assassinado pelas "malhas que a vida tece”, não estaremos todos, enfiados dentro dessas mesmas malhas?

 

O nome herdou-o de seu pai, ilustre enfermeiro, dos poucos que na antiga Provincia de Timor, ia colmatando a falta de médicos,  com vantagem em muitos casos.

 

FERNANDO DE CARVALHO GONÇALVES.

 

Ele era mais conhecido por Fernandinho Gonçalves, muito conhecido em Díli pelo seus colegas e amigos com a carinhosa alcunha de "puto malandro", pelo seu fraco físico, que era compensado pela vivacidade e por uma alegria de viver que  estampava um constante e radioso sorriso, na sua face.

 

Já partiste meu irmão. A tua energia e desassossego fez com que atravessasses o mundo várias vezes, qual andarilho, na procura do sentido perdido, da tua existência.

A vida que foi madrasta para contigo, libertou-te por fim, e estarás por ventura descansando, na Paz que te faltou aqui, neste mundo.

O teu espírito irrequieto tem agora vastos espaços onde espraiar a sua liberdade. Não mais as dores tomarão conta do teu corpo e da tua alma, pois ela agora é livre e não cabe dentro da benquerença ou da malquerença de ninguém.

 

DESCANÇA EM PAZ.
mco

Sem comentários: