quarta-feira, 30 de dezembro de 2015


ANTES DO ANO ACABAR E UM NOVO COMEÇAR…

 


 

Antes do Ano de 2015 acabar e o novo 2016 começar…deveremos calcular o positivo e o negativo do ano que vai findar. Neste exercício de avaliação, alguns pormenores irão ser esquecidos, mas se tudo fosse referido, necessário seria um Diário, como aqueles que são obrigatórios a bordo de qualquer navio e isso requereria no mínimo um livro com 365 folhas ou 730 páginas, o que além de muita página seria também muita “fruta”.

Mas, nesta ideia de avaliação de um ano, sobre o positivo e o negativo da vida no dia a dia e antes de começar a compor o nosso documento contabilístico, deve-se perguntar: -  o quê primeiro?  os bons ou os maus acontecimentos?

Vou começar pelos maus acontecimentos, e esses são por ventura os mais dolorosos pois que tem a ver com os familiares ou amigos que foram para não mais voltar e nos deixaram, pela sua ausência, mais pobres.

Essa viagem sem volta, suscita velhas dúvidas, dúvidas essas que por serem dogmas não devem ser discutidas e por isso as perguntas nunca formuladas em voz alta, são agora apenas sussurros, ou somente pensamentos: “para onde foram?” “haverá algo depois de tudo isto?” “voltaremos a encontrar-nos?”

A verdade é que em breve o pó voltará para o pó, verdade indiscutível, e se não for a fé, a dúvida vai voltar, agarra-nos pelos cabelos, rodopia as nossas mentes e deixa-nos caídos, tontos e amedrontados.

Somente a fé pode adormecer as emoções negativas pela perda de conhecidos, alguns de perto, outros de mais longe, e também de amigos, daqueles que podemos chamar “amigos de peito” que me deixaram este ano:

Álvaro de Sampaio Mascarenhas Inglês

Fernando de Carvalho Gonçalves (Fernandinho Gonçalves)

Lucílio José Corbafo

Para os três, a eterna saudade dos que cá ficaram.

 Que repousem em paz.

 

Felizmente que contabilizando os acontecimentos, o HAVER é francamente positivo em relação ao DEVE, pois que a chegada de mais três netos e o Pré-Natal de outros três, dão à vida um sabor de Esperança num futuro risonho para toda a família.

Como inegavelmente positivo foi também que depois de dezasseis anos em que a vida, ou melhor, a má vida, me atirou para longe de Timor, pude ainda que fugazmente regressar em visita à terra onde me fiz homem e onde envelheci e onde também nasceram os meus filhos.

Além de outros pequenos pormenores que não são necessários aqui frisar, o Ano de 2015 foi francamente positivo, e, se depois das badaladas da meia-noite, do dia 31, ainda estiver por cá, poderei juntar a tudo aquilo que foi o ano de 2015, O TER MAIS UM ANO DE VIDA.

 

FELIZ ANO NOVO DE 2016.

TUDO DE BOM PARA TODOS.

SAÚDE.

SORTE.

DINHEIRO.

E ESPECIALMENTE MUITO AMOR, PARA TODOS E PARA TIMOR. 

mco

 

 

 

 

Sem comentários: